-
Arquitetos: Memola Estúdio, Vitor Penha
- Área: 147 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Lufe Gomes
-
Fabricantes: Adérito Preto, Amoreira, Atelier Industrial, Clatt Tapetes e Carpetes, DCS Serralheria, Desmobilia, Dpot, Espaço Felgueiras, Forja Recicla, Futon Company, JF Móveis & Decoração, Labluz, Ladrilar Ladrilhos Artesanais, Lumini, Maricota Decor, Micasa, RP Construções, Santil, Serralheria Sepetiba, São Domingos Mármores e Granitos, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Biazzi veio com o desafio de atender as expectativas de um cliente que buscava no estilo industrial quebrar com o padrão de uma arquitetura convencional.
Com 147m², o apartamento passou por dois processos em tempos diferentes:
O primeiro momento foi de modificações solicitadas à construtora do empreendimento, a título de ampliação de alguns espaços. Desta forma, o apartamento que antes tinha 4 quartos - sendo duas suítes e dois quartos com um banheiro para atendê-los - passaria a ter uma sala ampla e apenas duas suítes maiores, sendo que a suíte principal teria um closet e a outra suíte atenderia o uso de hóspedes. Assim, o apartamento atenderia as demandas da rotina do cliente.
O segundo momento foi de transformações que dariam personalidade ao apartamento entregue pela construtora, quando foi definido desde acabamentos à decoração.
A sala, com um grande sofá Chesterfield, uma área de trabalho e um home theater conjugados, tornou-se um ambiente que proporciona momentos de descanso, estar, leitura e trabalho. As prateleiras recebem a coleção de toy arts, uma das paixões do cliente.
As portas pantográficas delimitam a relação entre sala, varanda e cozinha, além de criar um espaço para o cachorro do cliente, de forma a manter uma integração entre os espaços. A varanda estendida abriga uma espaçosa sala de jantar, um jardim interno - projeto da paisagista Daniela Ruiz - e uma área gourmet com um char broiler e um refrigerador horizontal com cuba acoplada. A união entre esta varanda e a cozinha se dá de forma marcante pelo piso de ladrilho hidráulico padrão do fornecedor e com suas cores definidas pelo Estudio. A cozinha tem como elementos chaves o fogão industrial e uma cristaleira garimpada que contrapõe com o peso do industrial.
O estilo predominante é o “industrial chic”. A mistura entre as tubulações aparentes, estruturas descascadas em concreto, aplicação de tecnocimento em tetos e paredes, piso em madeira e a utilização de móveis garimpados, alinhados ao design contemporâneo do apartamento e de alguns objetos, trouxeram a irreverência e modernidade aos ambientes. A iluminação cênica valoriza cada detalhe e intensifica o aconchego.